jornadas sobre olhao

Teve lugar no auditório da Junta de Freguesia de Olhão (Praça de Agadir), no passado dia 7 Junho de 2013, entre as 21h30m e as 0horas,  a última das jornadas sobre Olhão organizada pelo núcleo concelhio do Bloco de Esquerda.

Não fugindo à média de participação das iniciativas anteriores (estiveram presentes cerca de 30 pessoas), o clima informal e próximo do encontro permitiu mais uma vez a troca de ideias e de experiências e o conhecimento da realidade local com base no testemunho de actores que no quotidiano vão construindo os caminhos da inclusão e a verdadeira mudança.   

O tema “Educação, saúde e inclusão” foi abordado numa perspectiva macro-política e numa perspectiva das boas práticas locais, concluindo-se que, apesar dos esforços das instituições locais e da própria sociedade civil e do accionar de parcerias da rede social local, a questão da inclusão extravasa a conjuntura da crise e remete-nos para  problemas mais estruturais – os problemas de efectivação prática das políticas sociais globais que retiram protagonismo às populações e grupos alvo e negligenciam a necessária operacionalização técnica multidisciplinar no terreno; os problemas resultantes da falta de planeamento, ordenamento do território e de trabalho directo com as famílias e com as comunidades mais estritamente relacionados com a gestão autárquica local. Veja-se o retrato negro das estatísticas do concelho no plano regional (números do desemprego, das famílias a usufruir de rendimento social de inserção, sujeitas a cortes de água e luz ou que recorrem às instituições de solidariedade, como por exemplo o banco alimentar; reincidência do abandono escolar e da iliteracia/analfabetismo) e da observação atenta do quotidiano (toxicodependência e alcoolismo, prostituição, pequena criminalidade, pobreza explícita e camuflada – fome, má nutrição da população escolar, recurso aos lixos e à esmola, etc.) 

Finalizando os debates públicos sobre o concelho de Olhão, iniciados em Dezembro de 2012, realizar-se-á no dia 7 de Junho (sexta feira), pelas 21h15m, no auditório da respetiva junta de freguesia (Praça de Agadir), a terceira e última jornada que abordará o tema “Educação, Saúde e Inclusão Social”. Contamos com a presença da deputada Cecília Honório e de técnicas da área social local que têm participado  no desenvolvimento de projetos de inclusão, a nível institucional e de associativismo voluntário, nas áreas da educação (inclusão de alunos/famílias oriundas de territórios problemáticos da cidade – projetos T.E.I.P.), da saúde (projetos de inclusão no tratamento da toxicodependência) e da pobreza/precariedade (projetos de voluntariado).

Trata-se de um percurso pensado e organizado que, ao invés das outras candidaturas, colocou como questão central prévia o aprofundamento do conhecimento do meio e o enriquecimento das intervenções futuras com vista à elaboração de um programa realista e sustentado (pela abertura a ideias e sugestões vindas do “terreno” – boas práticas institucionais e da sociedade civil), e não a já gasta postura de imagem de marketing fundada na imediata apresentação “unipessoal” de candidatos e de linhas generalistas de intenções.

No bloco trabalha-se em equipa, com abertura às ideias válidas, com reflexão, análise e responsabilidade e construindo os projetos e os programas em conjunto. Não procuramos o eleitoralismo fácil nem o populismo como meios para atingir fins porque aqui todos somos necessários e importantes!

(continua... ver programação da estratégica autárquica 2013) 

Realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de Olhão (Praça de Agadir), no passado dia 13 de Abril de 2012, entre as 16h30m e as 19horas,  a segunda das jornadas sobre Olhão organizada pelo núcleo concelhio do Bloco de Esquerda. Subordinado ao tema “Reabilitação Urbana, emprego e turismo”, o encontro permitiu o contacto com várias perspectivas e experiências relacionadas com a reabilitação urbana pela via da defesa do património e das identidades, do estímulo ao emprego, à qualidade de vida e à inclusão social ou da promoção turística sustentada na economia local. Destaque-se a actualidade e premência do tema a nível nacional (necessidade de combater as políticas de austeridade, fomentando o emprego e a inclusão social, o que pressupõe também uma crítica à nova legislação relacionada com a recuperação do edificado e com o arrendamento) e a nível local (necessidade de intervenção pública na recuperação de bairros históricos degradados e tendencialmente desertificados em termos de ocupação humana).  

No seguimento das jornadas sobre Olhão que o Bloco de Esquerda tem vindo a promover, realizar-se-á no dia 13 de Abril, pelas 16:00h,  o segundo debate, subordinado ao tema “Reabilitação Urbana, Emprego e Turismo”. Encontra-se confirmada a presença da deputada Helena Pinto e de personalidades locais que representam áreas institucionais e cívicas e que têm vindo a desenvolver projectos no âmbito dos temas em análise.

 

Realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de Olhão (Praça de Agadir), no passado dia 21 de Dezembro de 2012, entre as 21horas e as 0horas,  a primeira das jornadas sobre Olhão organizada pelo núcleo concelhio do Bloco de Esquerda. Subordinado ao tema “Ria, Ambiente e Pescas”, o encontro permitiu reunir várias sensibilidades de abordagem às questões do ambiente e das actividades tradicionais relacionadas com a ria, destacando-se a pertinência da troca de informações e de sugestões e a vivacidade das intervenções dos cidadãos presentes. 

A Concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda inicia um conjunto de debates para refletir sobre o Concelho e lançar as bases para a futura campanha às eleições autárquicas de 2013.

Opinião

Foi derrubado o desprezo pelo bem-estar e a saúde das populações, foi derrubada a burocracia e todos os entraves que há mais de 30 anos não tiveram outro objetivo se não o convite ao desânimo por “não haver nada a fazer... muito menos contra a poderosa EDP!”

Ontem, dia 18 de agosto, o poste nº 17 foi finalmente derrubado!