comemorações 25 de abril
Abril 24, 2026 02:20 PM

O país povoa-se de celebrações pelo 25 de abril, nas largas avenidas ou nas pequenas coletividades. Com desfiles, espetáculos, teatro, exposições...

 

Por abril, pelas liberdades, pela Constituição, saiamos à rua e festejemos…

presidenciais 2026
Janeiro 24, 2026 04:18 PM

O coordenador do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza apela sem hesitações ao voto em António José Seguro na segunda volta das eleições presidenciais, pela “democracia” e contra “a extrema-direita”, reforçando a posição manifestada por Catarina Martins. A candidata apoiada pleo BE reconhece que teve um resultado "muito abaixo" do que esperava mas garante "continuar a lutar" para quebrar tabus em Portugal - "(...) quebrar o tabu de que Portugal há-de ser um país de baixo salário, de que vai continuar a falhar na saúde e na habitação, quebrar o tabu de que uma mulher não pode ser Presidente da República".

"Percebo que todos os democratas fiquem preocupados. Devo dizer-lhes que a resposta adequada é votar na segunda volta em António José Seguro."

(ver interior do artigo)

presidenciais 2026
Janeiro 2, 2026 03:52 PM

2026 começa com os dois pés em Olhão! Catarina Martins, candidata a Presidente da República, vai começar o ano no Algarve, com uma visita ao Mercado de Olhão, amanhã sábado dia 03/01, pelas 9h30m.

Contamos CONTIGO!

presidenciais 2026
Novembro 21, 2025 02:55 PM

Candidato-me para ser a Presidente que cuida da democracia. Uma democracia forte que ocupa todos os lugares da nossa vida. Nas escolas, nas empresas, nos bairros. A democracia ativa que nos convoca em todas as idades e condições. É o tempo urgente desse encontro, de levantar essa torrente. Temos em nós a força para o fazer.

Apresento-me como candidata a Presidente de Portugal com a minha vida e a minha experiência política. Aqui estou inteira, aqui estou como sou.

autárquicas 2025
Agosto 20, 2025 01:33 PM

Infelizmente e injustamente o recurso apresentado pela coligação no sentido de rapidamente ultrapassar a alegada “incorreção na reprodução dos símbolos dos partidos” proponentes (questão de inversão de cores) foi rejeitada, apesar dos três votos vencidos no acórdão.

O Bloco de Esquerda lamenta a inviabilização “preciosista e particularizada” de um projeto cívico que promoveu o diálogo e a conciliação para uma alternativa justa e necessária para responder aos desafios do concelho de Olhão e agradece a todos os aderentes, independentes e apoiantes pela confiança e solidariedade demonstradas ao longo deste processo. Pensamos que a alternativa de concorrer com lista própria à última hora não é coerente com o esforço e trabalho de criação de um programa autárquico unificador que foi acordado na resposta às falhas de governação local do Partido Socialista e ao crescimento da extrema-direita no concelho, proporcionando divisão de votos desnecessária num contexto demasiado problemático. Sendo assim, e tendo em conta as forças políticas concorrentes, apelamos à coerência de voto com base no programa acordado “Unidos somos Olhão”, com esperança na concretização das linhas políticas mestras de atuação e reafirmamos o nosso compromisso de diálogo com a população de Olhão, construindo uma massa militante e ativista em torno das lutas centrais dos nossos tempos.

(ver no interior comunicado da CCC do BE de Olhão)

Agosto 2, 2025 02:55 PM

Fruto de uma união tripartidária, necessária e urgente em Olhão (Bloco de Esquerda, Livre e PAN), Alexandre Pereira (PAN) é cabeça de lista, apresentando-se oficialmente como candidato à presidência da Câmara Municipal de Olhão. Pela «justiça social», pela «proteção da Ria» e pela «dignidade de quem vive do mar e da terra» vamos caminhar no sentido certo, até devolver Olhão aos Olhanenses! A defesa da «igualdade, inclusão, e apoio a quem mais precisa» constituem linhas mestras para promover o «direito a viver num concelho saudável, seguro, sustentável e com futuro».

Vamos caminhar no sentido certo, até devolvermos Olhão aos Olhanenses!

(ver no interior desenvolvimento da apresentação)

autárquicas 2025
Julho 19, 2025 02:12 PM

Surge hoje uma nova esperança para Olhão: uma aliança de esquerda, com espaço para independentes e cidadãos que se juntam e apoiam uma coligação candidata às eleições autárquicas de 2025. É um caminho tentado e debatido pelo Bloco no contexto das sucessivas eleições para o poder local, procurando consensos e rumos para um desenvolvimento justo e sustentável, urgente no nosso concelho, que finalmente se concretiza!

Sob o lema ‘UNIDOS SOMOS OLHÃO - Caminhar no Sentido Certo’, propomo-nos fazer a diferença!

Se tens sede de mudança, apoia este movimento e muda connosco!!!

(ver no interior comunicado do movimento)

autárquicas 2025
Julho 4, 2025 04:01 PM

A motivação e estratégica autárquica do Bloco, de acordo com os contextos de cada território, funda-se no papel das autarquias como o primeiro ponto de contacto entre Estado e cidadãos. É um aspecto cada vez mais relevante nas sociedades atuais pois realça a importância das políticas locais no impacto directo sobre as condições de vida das pessoas – reforço da participação e consciencialização de cidadania, dos direitos sociais, da igualdade e da inclusão, acesso à habitação, reforço dos cuidados de saúde, acesso universal à educação, apoio à cultura, qualidade dos serviços públicos, gestão dos espaços públicos e das redes de transporte, preservação do ambiente tendo em conta as alterações climáticas e a pressão sobre os recursos naturais. Tal postura exige respostas claras à esquerda, com programas que vão ao encontro das necessidades concretas identificadas e que mobilizem amplos sectores da sociedade, construindo alianças que rompam com o ciclo neoliberal que tem dominado a política local e que tem perpetuado desigualdades sociais, mercantilização de bens públicos e especulação imobiliária. Pretende-se assim incentivar ou consolidar políticas locais que devolvam às pessoas o controlo sobre as suas vidas e territórios, através de uma gestão participativa, inclusiva e transparente – as decisões políticas no contexto das autarquias locais devem ser caracterizadas pela imparcialidade e igualdade de tratamento baseadas em planos municipais de ordenamento territorial justo que sirvam a sustentabilidade ambiental e os modos de vida e identidades locais, promovendo-se a ação de entidades inspectivas que incentivem a transparência e o combate à corrupção. (veja desenvolvimento no interior do artigo)

legislativas 2025
Maio 22, 2025 03:20 PM

São tempos difíceis para os valores de Abril e para a defesa de direitos fundamentais – o Bloco obteve o pior resultado nas legislativas; a viragem à direita é um facto sem precedentes. É tempo de reflexão e de luta pela estrada da liberdade e da justiça social, por um futuro de resistência assente na abertura das esquerdas à defesa da Constituição de Abril. Continuem a contar connosco!!!

(veja no interior comunicado da Comissão Política do Bloco de Esquerda)

Opinião

Foi derrubado o desprezo pelo bem-estar e a saúde das populações, foi derrubada a burocracia e todos os entraves que há mais de 30 anos não tiveram outro objetivo se não o convite ao desânimo por “não haver nada a fazer... muito menos contra a poderosa EDP!”

Ontem, dia 18 de agosto, o poste nº 17 foi finalmente derrubado!

Na sua intervenção, o representante do BE focou-se nos problemas do "Pão", referindo a inflação e as sua consequências sociais, da "Paz" alertando contra a corrida aos armamentos e da "Habitação" problema muito grave em Faro para o qual a Câmara e a Assembleia Municipal devem apresentar soluções.