O presente inquérito (elaborado, aplicado e recolhido no mandato autárquico anterior) foi este ano tratado e sujeito a análise, de modo a servir como um dos elementos chave para a elaboração do programa eleitoral 2013, projeto que se quer realista, pertinente e participado. Trata-se de uma postura de democracia participativa, tão infelizmente ausente do nosso panorama político, que pretende acima de tudo sistematizar e compreender as práticas e representações dos cidadãos sobre o estado do concelho e sobre o seu desenvolvimento futuro.
Destaque-se a evidente crítica a um poder local que nos "governa" há mais de trinta anos pois repetem-se as representações negativas dos inquiridos sobre o estado do concelho, principalmente nos domínios social, do urbanismo e mobilidade, do ambiente e dos outros aspectos referidos.
Serve ainda o documento para conhecer aquelas que são as principais necessidades sentidas do concelho (áreas prioritárias de intervenção) e as sugestões da população para o seu desenvolvimento futuro.