BREVES NOTAS DO PERFIL DOS CANDIDATOS
a) CÂMARA MUNICIPAL
1º- Ivo Madeira
- licenciado em Economia (ex ISCEF-Lisboa)
- professor aposentado do ensino secundário – grupo de Economia (430), tendo, entre outros cargos, desempenhado funções ligadas à gestão escolar (dez anos como Presidente do Conselho Directivo da Escola Secundária de Olhão; Presidente da Comissão Instaladora da Escola C+S Dr. Alberto Iria)
- formação em Produção de Frutos Tropicais e Subtropicais (Direcção Regional de Agricultura do Algarve)/membro de associações de agricultores
2º- Rogério Neto:
- licenciado em Sociologia (ISCTE-Lisboa) com especialização em Sociologia Urbana/formação como Agente de Desenvolvimento Regional (projecto JADE)
- professor profissionalizado no ensino secundário – grupo de Economia (430), tendo, entre outros cargos, desempenhado as funções de assessor do Conselho Executivo da Escola EB 2/3 Dr. Alberto Iria (grupo de pilotagem do projecto TEIP)
- foi formador do Centro de Emprego e do Centro de Formação Profissional de Faro (IEFP)
- foi assistente convidado de 1ºtriénio na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (1993/1996), responsável de Departamento pela área de Sociologia do Turismo (regime nocturno)
- elaborou e negociou (no âmbito da formação JADE) o projecto “Casa da Cultura de Olhão - cooperativa régie” (1988), que acabou por ser rejeitado pela autarquia
- aderente e activista do núcleo de Olhão do Bloco de Esquerda
3º- Leónia Norte:
- licenciada em Direito (Universidade Lusíada de Lisboa)
- advogada da comarca de Olhão, onde tem desenvolvido a sua actividade profissional/ ex-tesoureira da delegação de Olhão da Ordem dos Advogados
- membro da Assembleia de Freguesia de Pechão, eleita como independente pelo Bloco de Esquerda nas eleições autárquicas de 2009
- presidente do Conselho Fiscal do Clube Oriental de Pechão
4º- Helena Boloto:
- assistente social aposentada, tendo cumprido funções técnicas na Segurança Social de Faro
- licenciada em Serviço Social/ especialização em Sociologia Política (ISCTE-Lisboa)/formação em Mediação de Conflitos reconhecida pelo Ministério da Justiça
- especialização profissional nas áreas do apoio a crianças maltratadas e a comunidades migrantes, tendo sido responsável por vários projectos de inclusão e de formação (IEFP/CPCJN-Comissão de Protecção de Crianças e Jovens Nacional)
- experiência em trabalho comunitário e em projectos de voluntariado de luta contra a pobreza e exclusão social
5º- Idalécio Soares:
- licenciado em História (Faculdade de Letras de Lisboa)
- professor aposentado do ensino secundário – grupo de História (400)
- tem desenvolvido investigação de história local e participado em movimentos associativos ligados à preservação do património (APOS)
- experiência e participação em projectos museológicos no concelho
- aderente e activista do núcleo de Olhão do Bloco de Esquerda
b) ASSEMBLEIA MUNICIPAL
1º- Mónica Neto:
- licenciada em Direito com pós-graduação em Direito Administrativo
- advogada da comarca de Albufeira, onde tem desenvolvido a sua actividade profissional
- cursos de formação em Direito do Consumo e Direito da Sociedade da Informação
- aderente e activista do núcleo de Olhão do Bloco de Esquerda
2º- Marcos Quitério:
- operador de logística, tendo também desempenhado funções profissionais na área do controlo de qualidade
- membro da Assembleia Municipal de Olhão, eleito pelo Bloco de Esquerda nas eleições autárquicas de 2009
- aderente e activista do núcleo de Olhão do Bloco de Esquerda
3º- Gilda Gil
- técnica de vendas (área da saúde)
- frequenta o curso superior de turismo, tendo desempenhado actividades profissionais na área (agente/técnica de turismo; técnica de tráfego aéreo)
- voluntária em movimentos associativos locais (banco alimentar; instituições de ajuda aos animais)
- participação cívica em várias sessões da assembleia municipal
4º- Domingos Terramoto
- formador nas áreas de navegação e pescas
- activista em movimentos cívicos locais (“Somos Olhão”; “Olhão Livre”) na defesa do património cultural e ambiental
- participação cívica em várias sessões da assembleia municipal
RAZÕES DE UMA CANDIDATURA
Na altura em que vivemos um dos momentos mais difíceis da nossa história , com uma crise que nos empobrece diariamente, desempregados sem esperança, jovens sem futuro, cidades que viveram um modelo de desenvolvimento baseado na especulação imobiliária e que já está esgotado, autarquias paralisadas pela asfixia financeira - perante este quadro o conformismo não é a solução.
Sinto que é altura de participar nas decisões da nossa vida colectiva, não apenas como votante, mas integrado num projecto de mudança que seja capaz de restaurar a confiança a Portugal e particularmente aos olhanenses.
É urgente, a nível nacional, contribuir para a derrota do governo PSD/CDS que está a praticar medidas devastadoras para Portugal - desemprego, empobrecimento acelerado, exclusão social. A nível local contribuir para retirar o poder absoluto ao partido que governa Olhão há quase quatro décadas e com os resultados que se conhecem: uma autarquia em estado de pré-falência, uma cidade descaracterizada, triste, sem vida própria, com índices de desemprego, de pobreza e de exclusão social dos mais elevados do Algarve.
Por isso me identifico com os ideais do Bloco de Esquerda e aceitei, com muita honra, liderar como independente a lista à Câmara Municipal de Olhão.
IVO MADEIRA