Share |

LEGISLATIVAS: EURODEPUTADO JOSÉ GUSMÃO CABEÇA DE LISTA PELO ALGARVE; COMÍCIO EM LAGOA 11 DE DEZEMBRO

José Gusmão - cabeça de lista pelo distrito de Faro (Legislativas 2022)

JOSÉ GUSMÃO, ATUAL EURODEPUTADO, É O CABEÇA DE LISTA DO BLOCO DE ESQUERDA PELO ALGARVE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 30 DE JANEIRO

As listas foram aprovadas pela Mesa Nacional do BE e apresentam, no Algarve, a grande novidade de José Gusmão substituir Vasconcelos como cabeça de lista. A lista do Bloco de Esquerda pelo Algarve é composta por 14 elementos, tendo como mandatário o actual deputado pelo Algarve, João Vasconcelos. Depois de José Gusmão, surgem Igor Gago, 23 anos, estudante universitário, e Sandra da Costa, 44 anos, professora/ investigadora universitária.

José Gusmão é eurodeputado desde 2019 e também já foi deputado na Assembleia da República na XI Legislatura (2009-2011). Entre 2011 e 2018, trabalhou como assistente no Parlamento Europeu, com Miguel Portas e Marisa Matias. Integra o Secretariado Nacional do Bloco de Esquerda.

Economista de formação, é licenciado no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), onde integrou a direcção da Associação dos Estudantes e o Senado da Universidade.

Em nota de imprensa, o Bloco de Esquerda considera “que o Algarve e a sua população, pelas provas dadas pelo deputado do Bloco de Esquerda na região, podem continuar a confiar numa representação digna e na defesa e luta pela melhoria das condições de vida das comunidades do Algarve».

 

 

Quem é José Gusmão?

José Gusmão nasceu a 20 de Julho de 1976, em Lisboa.

Economista, é licenciado no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), onde integrou a direção da Associação dos Estudantes e o Senado da Universidade.

Foi assistente de investigação no Centro de Investigação Sobre Economia Portuguesa (afeto ao ISEG), no âmbito do “Inquérito sobre Utilização de Propriedade Industrial em Portugal”, e investigador no Dinâmica – Centro de Estudos sobre Mudança Socioeconómica (afeto ao ISCTE), no âmbito projeto europeu “A dimensão normativa da ação económica”.

É, há vários anos, um dos autores do blogue sobre economia “Ladrões de Bicicletas”, sendo coautor dos livros “A crise, a Troika e as Alternativas Urgentes”, “ABC do Socialismo” e “Economia com Todos”.

Enquanto ativista, participou na ATTAC Portugal, no Fórum Social Português, na Associação Fórum Manifesto, na Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida e no Congresso Democrático das Alternativas. Foi militante do Partido Comunista Português. Mais tarde, aderiu ao Bloco de Esquerda.

Foi deputado à Assembleia da República na XI Legislatura, tendo sido vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF).

Entre 2011 e 2018, trabalhou como assistente no Parlamento Europeu, com Miguel Portas e Marisa Matias. Integra o Secretariado Nacional do Bloco de Esquerda.

Foi eleito deputado para o Parlamento Europeu nas eleições de 2019 pelas listas do Bloco de Esquerda. É vice-presidente da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON).

É Coordenador do Grupo da Esquerda no Parlamento Europeu na mesma comissão e também na Comissão de Assuntos Fiscais (FISC). É finalmente membro suplente da Comissão de Emprego e Assuntos Sociais e Vice-Presidente do grupo interparlamentar para as questões da deficiência.