TRABALHAR PARA AS PESSOAS –2021 FREGUESIA DE PECHÃO
FAZER A DIFERENÇA EM PECHÃO
Compromissos do Bloco de Esquerda com as populações da freguesia de
Pechão
AMBIENTE
• Exigir o fim dos escorrimentos de águas residuais para a ribeira.
• Implementar a utilização de energias renováveis em todos os espaços públicos: edifício da Junta de Freguesia, iluminação do cemitério, das vias públicas e dos equipamentos desportivos.
• Limpar e conservar bermas, valetas, ribeiros, caminhos e árvores no espaço público.
• Acabar com as lixeiras junto aos contentores e exigir uma melhor limpeza da Freguesia.
• Exigir mais Ecopontos na Freguesia e concretizar ações de sensibilização para a sua utilização regular pela população.
• Organizar com frequência “Passeios Educativos & Lúdicos”, de limpeza, pela freguesia, de forma a sensibilizar a população para a necessidade de mudanças de comportamentos em relação aos diversos detritos deixados nos trilhos e nas vias públicas.
• Pugnar pela defesa da Ria Formosa, denunciando os atentados à sua preservação e exigindo a limpeza dos seus canais e caminhos.
EDUCAÇÃO E SAÚDE
• Auscultar a população escolar, dinamizar e apoiar projetos escolares e iniciativas de natureza educativa e pedagógica.
• Exigir das entidades competentes uma melhor organização no atendimento aos utentes do posto médico.
FAZER O QUE FAZ FALTA EM PECHÃO
Compromissos do Bloco de Esquerda com as populações da freguesia de
Pechão
ACÇÃO SOCIAL
• Combater a exclusão social.
• Desenvolver programas de apoio à terceira idade e incentivar o envelhecimento ativo.
• Criar a “Loja Social” de apoio a famílias em dificuldades.
• Fazer o recenseamento de todos os residentes que ainda não têm acesso a água canalizada e articular com o Município/Ambiolhão, a sua implemen-tação urgente e inadiável.
CULTURA E DESPORTO
• Incentivar os artistas e artesões da Freguesia a expor e divulgar as suas artes, produções e saberes.
• Propor parcerias aos clubes da Freguesia para dinamização apoiada de atividades culturais e desportivas.
• Dinamizar a ocupação dos tempos livres da população jovem e idosa, fomentando atividades intergeracionais.
TRANSPORTES, TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO
• Dotar as paragens de autocarros de novos abrigos e assentos.
• Repensar e requalificar o estacionamento na artéria principal de Pechão, para que este possa decorrer de uma forma mais ordeira e cortês.
• Exigir à Ambiolhão o arranjo decente e a sua conservação de todas as vias rodoviárias e pedonais destruídas pelos rebentamentos constantes das condutas de água.
COMÉRCIO
• Criação de um pequeno Mercado em Pechão, para a venda de bens alimentares essenciais, bem como outros produtos da região, de forma a proporcionar à população a melhor oferta alimentar possível.
TAXAS E LICENÇAS
• Alterar a tabela de taxas e licenças, reduzindo os custos das mesmas.
• Pugnar pela redução das taxas e tarifas de águas e esgotos.
COMUNICAÇÃO
• Utilizar as redes sociais da Junta da Freguesia de uma forma mais ativa e regular, para manter os residentes informados e para auscultar as necessida-des e sugestões da população.
FIM DE VIDA
• Construção de uma “Sala de Velório”, onde todos aqueles, que professem qualquer religião, ou nenhuma, possam acompanhar e velar os seus mortos.