Share |

Sobre: Iniciativa

Outubro 7, 2018

No passado sábado, dia 6 de Outubro, o Bloco de Esquerda deslocou-se aos núcleos habitacionais do Farol e dos Hangares da ilha da Culatra para dar apoio a todos os que ainda vivem o pesadelo das demolições das suas casas e manifestando a devida solidariedade a todas as legítimas aspirações dos núcleos populacionais de moradores que pretendem ver as suas situações regularizadas e legitimadas perante a lei. O Bloco defende o que sempre afirmou: suspensão de todo o processo de tomada administrativa e demolição de habitações; tratamento de todos os núcleos populacionais em pé de igualdade e a defesa ambiental enquadrada com a defesa dos direitos dos residentes locais, tendo apresentado NOVO PROJETO DE RESOLUÇÃO na Assembleia da República no passado dia quatro de Outubro (VER EM ANEXO). Durante a manhã a delegação do Bloco visitou ainda o núcleo da Culatra  onde pôde constatar o decorrer das intervenções ao abrigo do PIR em curso, as deficiências que faltam colmatar, assim como os anseios futuros desta comunidade que vive no seio da Ria Formosa e que continua a lutar pelos direitos de todos os que nas ilhas herdaram, criaram e desenvolveram os seus modos de vida, o trabalho e o lazer, e as suas identidades.

Julho 22, 2018

No passado Sábado, dia 14 de julho, decorreu a primeira edição da Inquietação. O dia começou com uma tertúlia sobre direitos LGBT+, onde participaram os coletivos Panteras Rosa e Associação Xis. Após uma breve introdução destas organizações à dezena de algarvios que se sentou para ouvir, conhecer e debater nesta atividade, a conversa fluiu para o tema das Marchas do Orgulho LGBT+. “Porquê e para quê?” foi a questão colocada sobre as marchas... (VEJA O RESTO NO INTERIOR)

Julho 18, 2018

(veja no interior artigo apêndice ao jornal - número 0)

Julho 18, 2018

(veja no interior artigo apêndice ao jornal - número 0)

Julho 18, 2018

(veja no interior artigo apêndice ao jornal - número 0)

Setembro 25, 2017

Assinalando o início oficial da campanha eleitoral para as autárquicas de 2017, o BE de Olhão está a proceder à divulgação das prioridades/propostas para o concelho que fazem parte do seu programa eleitoral. O trabalho em equipa e a marca da confiança caraterizam a diferença de postura do BE, sendo necessária maior representação e força política para efetivar a mudança e alcançar as prioridades de desenvolvimento para o nosso concelho - mais qualidade de vida e justiça social; maior transparência na gestão pública; melhor economia num ambiente saudável (VER NO INTERIOR O CONTEÚDO DAS PROPOSTAS E A LISTA DE CANDIDATOS À CM E AM)

Setembro 25, 2017

A coordenadora do Bloco de Esquerda marcará presença na mega-arruada distrital "Em Bloco pelo Algarve", que terá lugar em Olhão, no dia 27, quarta-feira, pelas 18h00. A concentração inicia-se pelas 17h30 na Av. da República, junto ao Tribunal, e arranca pelas 18h00 rumo aos mercados municipais de Olhão.

Setembro 25, 2017

"Olhão com confiança" é o lema da equipa do BE candidata à Junta de Freguesia de Olhão, encabeçada por Gilda Gil, assistente de tráfego aeroportuário. Defendendo uma gestão participativa da causa pública e o envolvimento dos cidadãos nas escolhas fundamentais da freguesia, a candidatura pretende com empenho e dinamismo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, respondendo às suas necessidades, e para a defesa dos recursos ambientais, históricos, culturais e sociais da cidade de Olhão (VEJA NO INTERIOR OS CANDIDATOS E AS PROPOSTAS)

Setembro 25, 2017

"Em Quelfes, sempre presente" é o lema da equipa do BE candidata à Junta de Freguesia de Quelfes, encabeçada por Sérgio Miguel, formador. Defendendo a implementação de propostas concretas que fazem falta para assegurar as necessidades sentidas pelos cidadãos e melhorar a qualidade de vida de todos, a equipa  pretende, com honestidade e competência, a discussão aberta do programa incentivando modelos de participação. A política e os políticos existem para servir as populações encontrando soluções para os seus problemas. (VEJA NO INTERIOR OS CANDIDATOS E AS PROPOSTAS)

Setembro 23, 2017

Defendendo a democracia da informação como base do voto em consciência e a obrigação ética de prestar contas à população acerca do mandato agora findo, o Bloco de Esquerda de Olhão preparou um resumo datado de todas as propostas, moções e posições de voto apresentadas na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal (2013-2017) bem como das respetivas votações (aprovações e rejeições), que brevemente será afixado junto à sede. Pugnamos pela transparência e encaramos com responsabilidade a acção política. Trabalhámos com empenho e rigor para melhorar a qualidade de vida no concelho, combatendo a exclusão e as desigualdades sociais e lutando pelo desenvolvimento sustentável, pese embora grande parte das nossas medidas não tenham sido aprovadas pela maioria instalada. Cabe a todos e todas comparar prestações políticas e escolher os representantes e o futuro. Podem sempre contar connosco mas para termos poder de decisão e de influência será necessário VOTAR BLOCO DE ESQUERDA! CONTAMOS CONSIGO! (ver balanço no interior do artigo)

Setembro 23, 2017

"Pechão com vida!" é o lema da equipa do BE candidata à Junta de Freguesia de Pechão, encabeçada por Alcindo Norte, comerciante. Defendendo uma gestão participada pelas pessoas e o tratamento igual dos fregueses, a candidatura pretende com dedicação, palavra e competência analisar e tratar com zelo todas as propostas de cidadania, com o único objetivo do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida de todos e todas, revitalizando Pechão para voltar a ser uma freguesia com vida, onde dê gosto viver! (VEJA NO INTERIOR OS CANDIDATOS E AS PROPOSTAS)

Setembro 23, 2017

"Trabalhar para as pessoas" é o lema da equipa do BE candidata à União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, encabeçada por Maria Inês Índias, assistente técnica na área da saúde. Defendendo uma intervenção aberta e participada da função política que zele pelo cumprimento dos direitos de todos e dos deveres inerentes, a candidatura pretende o envolvimento das pessoas nas escolhas fundamentais em prol da qualidade de vida, justiça no desenvolvimento e defesa das identidades e do património ambiental e cultural locais. Neste sentido, pugnará pela separação das freguesias no respeito pela sua história e diversidade. (VEJA NO INTERIOR OS CANDIDATOS E AS PROPOSTAS)

Setembro 20, 2017

Ivo Madeira, candidato independente do BE à CM de Olhão, dá entrevista ao jornal "O Olhanense" respondendo a várias questões relacionadas com o contexto eleitoral da nossa autarquia (VEJA CONTEÚDO DA ENTREVISTA NO INTERIOR)

Setembro 16, 2017

Em vésperas de início oficial de campanha, o Bloco de Esquerda de Olhão está a divulgar à população (cidade e freguesias) um jornal informativo que faz um balanço sintético do mandato autárquico que agora finaliza, ao mesmo tempo que aponta medidas e estratégias centrais para o desenvolvimento sustentado do concelho. Trata-se da necessária prestação de contas de qualquer força política responsável que deve explicações ao eleitorado e que, com todos e todas, procura uma mudança refletida e articulada que defenda a identidade, os recursos locais, as experiências e inovações ajustadas, bem como a transparência e participação pública na gestão camarária e o combate à desigualdade e exclusão sociais. É assim a postura do bloco. E agradecemos desde já todo o acolhimento, diálogo e incentivo que temos recebido no contato direto (e continuado) com os olhanenses: os que nos conhecem e os que têm aprendido a nos conhecer (VER CONTEÚDO DO JORNAL NO INTERIOR DO ARTIGO)