Share |

Sobre: Iniciativa

Setembro 25, 2017

A coordenadora do Bloco de Esquerda marcará presença na mega-arruada distrital "Em Bloco pelo Algarve", que terá lugar em Olhão, no dia 27, quarta-feira, pelas 18h00. A concentração inicia-se pelas 17h30 na Av. da República, junto ao Tribunal, e arranca pelas 18h00 rumo aos mercados municipais de Olhão.

Setembro 25, 2017

"Olhão com confiança" é o lema da equipa do BE candidata à Junta de Freguesia de Olhão, encabeçada por Gilda Gil, assistente de tráfego aeroportuário. Defendendo uma gestão participativa da causa pública e o envolvimento dos cidadãos nas escolhas fundamentais da freguesia, a candidatura pretende com empenho e dinamismo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, respondendo às suas necessidades, e para a defesa dos recursos ambientais, históricos, culturais e sociais da cidade de Olhão (VEJA NO INTERIOR OS CANDIDATOS E AS PROPOSTAS)

Setembro 25, 2017

"Em Quelfes, sempre presente" é o lema da equipa do BE candidata à Junta de Freguesia de Quelfes, encabeçada por Sérgio Miguel, formador. Defendendo a implementação de propostas concretas que fazem falta para assegurar as necessidades sentidas pelos cidadãos e melhorar a qualidade de vida de todos, a equipa  pretende, com honestidade e competência, a discussão aberta do programa incentivando modelos de participação. A política e os políticos existem para servir as populações encontrando soluções para os seus problemas. (VEJA NO INTERIOR OS CANDIDATOS E AS PROPOSTAS)

Setembro 23, 2017

Defendendo a democracia da informação como base do voto em consciência e a obrigação ética de prestar contas à população acerca do mandato agora findo, o Bloco de Esquerda de Olhão preparou um resumo datado de todas as propostas, moções e posições de voto apresentadas na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal (2013-2017) bem como das respetivas votações (aprovações e rejeições), que brevemente será afixado junto à sede. Pugnamos pela transparência e encaramos com responsabilidade a acção política. Trabalhámos com empenho e rigor para melhorar a qualidade de vida no concelho, combatendo a exclusão e as desigualdades sociais e lutando pelo desenvolvimento sustentável, pese embora grande parte das nossas medidas não tenham sido aprovadas pela maioria instalada. Cabe a todos e todas comparar prestações políticas e escolher os representantes e o futuro. Podem sempre contar connosco mas para termos poder de decisão e de influência será necessário VOTAR BLOCO DE ESQUERDA! CONTAMOS CONSIGO! (ver balanço no interior do artigo)

Setembro 23, 2017

"Pechão com vida!" é o lema da equipa do BE candidata à Junta de Freguesia de Pechão, encabeçada por Alcindo Norte, comerciante. Defendendo uma gestão participada pelas pessoas e o tratamento igual dos fregueses, a candidatura pretende com dedicação, palavra e competência analisar e tratar com zelo todas as propostas de cidadania, com o único objetivo do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida de todos e todas, revitalizando Pechão para voltar a ser uma freguesia com vida, onde dê gosto viver! (VEJA NO INTERIOR OS CANDIDATOS E AS PROPOSTAS)

Setembro 23, 2017

"Trabalhar para as pessoas" é o lema da equipa do BE candidata à União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, encabeçada por Maria Inês Índias, assistente técnica na área da saúde. Defendendo uma intervenção aberta e participada da função política que zele pelo cumprimento dos direitos de todos e dos deveres inerentes, a candidatura pretende o envolvimento das pessoas nas escolhas fundamentais em prol da qualidade de vida, justiça no desenvolvimento e defesa das identidades e do património ambiental e cultural locais. Neste sentido, pugnará pela separação das freguesias no respeito pela sua história e diversidade. (VEJA NO INTERIOR OS CANDIDATOS E AS PROPOSTAS)

Setembro 20, 2017

Ivo Madeira, candidato independente do BE à CM de Olhão, dá entrevista ao jornal "O Olhanense" respondendo a várias questões relacionadas com o contexto eleitoral da nossa autarquia (VEJA CONTEÚDO DA ENTREVISTA NO INTERIOR)

Setembro 16, 2017

Em vésperas de início oficial de campanha, o Bloco de Esquerda de Olhão está a divulgar à população (cidade e freguesias) um jornal informativo que faz um balanço sintético do mandato autárquico que agora finaliza, ao mesmo tempo que aponta medidas e estratégias centrais para o desenvolvimento sustentado do concelho. Trata-se da necessária prestação de contas de qualquer força política responsável que deve explicações ao eleitorado e que, com todos e todas, procura uma mudança refletida e articulada que defenda a identidade, os recursos locais, as experiências e inovações ajustadas, bem como a transparência e participação pública na gestão camarária e o combate à desigualdade e exclusão sociais. É assim a postura do bloco. E agradecemos desde já todo o acolhimento, diálogo e incentivo que temos recebido no contato direto (e continuado) com os olhanenses: os que nos conhecem e os que têm aprendido a nos conhecer (VER CONTEÚDO DO JORNAL NO INTERIOR DO ARTIGO)

Agosto 26, 2017

No passado dia 25 de Agosto concluiu-se mais uma sequência de jornadas desenvolvidas pelo Bloco de Olhão ao longo do mandato que agora finaliza (à semelhança das jornadas realizadas em 2013, no contexto da preparação da candidatura). Procurámos descentralizar as sessões públicas de modo a abordar problemas do concelho e a promover a informação técnica e o debate e troca de ideias, no sentido de reunir contributos para uma intervenção política mais profunda e sustentada e mais próxima das realidades e das pessoas.(ver no interior o significado e os contributos das jornadas) 

Agosto 15, 2017

Realizou-se no passado dia 9 de Agosto, entre os mercados de Olhão, mais um comício de Verão do Bloco de Esquerda, com a participação de Marisa Matias (deputada no parlamento europeu), João Vasconcelos (deputado pelo Algarve na AR), Idalécio Soares (mandatário da candidatura autárquica do BE em Olhão), Ivo Madeira (vereador do BE na CMO e cabeça de lista à Câmara Municipal) e Mónica Neto (deputada municipal do BE e cabeça de lista à Assembleia Municipal). Para além de mais uma apresentação da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda em Olhão – razões e prioridades, balanço, contribuições, constrangimentos, lutas e iniciativas, propostas e prioridades para o novo mandato –, os intervenientes recordaram o exemplo de irreverência, exigência e persistência de Domingos Terramoto num trabalho de equipa local que pretendeu e continuará a pretender a mudança para uma sociedade melhor, mais justa e para as pessoas, assim como realçaram as lutas globais, regionais e locais que permitiram um esforço conjunto na melhoria de condições de vida e no combate à desigualdade, precariedade e empobrecimento (maioria parlamentar de esquerda), mas que continuam a reivindicar o fim da austeridade e a qualidade de vida para todos (defesa de recursos da economia local e do ambiente face aos interesses galopantes da massificação turística; defesa da mobilidade segura e acessível a todos com base na abolição das portagens na A22; combate à exploração de gás de xisto e de petróleo na costa algarvia e defesa do ecossistema da ria formosa)

Junho 10, 2017

No passado domingo, dia 23 de Abril, com a presença de cerca de uma centena de aderentes, simpatizantes e amigos e de Catarina Martins, realizou-se um almoço-convívio em Olhão para assinalar a recandidatura do vereador Ivo Madeira, candidato independente pelo BE à Câmara Municipal de Olhão, e dos cabeças de lista à Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia do concelho. Projecto de Abril, de resistência e de mudança, simbolicamente enquadrado na homenagem a uma revolução que possibilitou liberdade e democracia e a constante defesa das conquistas de direitos dos cidadãos, insistentemente ameaçadas (memórias lembradas pela coordenadora do Bloco e pela intervenção musical de encerramento do encontro), a candidatura do BE de Olhão realçou lutas e propostas em três áreas fundamentais: democracia, participação de cidadania e fiscalização da transparência; desenvolvimento sustentável alicerçado nas pessoas, na defesa ambiental e dos recursos locais e nas identidades, sociabilidades e património do concelho; qualidade de vida e combate ao empobrecimento centrados na importância das políticas sociais, do acesso a bens essenciais e do emprego (habitação social, água e esgotos, incentivos à economia local). (VER DESENVOLVIMENTO NO INTERIOR DO ARTIGO)

Abril 24, 2014

"Foi bonita a festa,pá!"(...) "Eles comem tudo (...) mas não sabem que o sonho comanda a vida (...) e que a liberdade está a passar por aqui!!!"

Não desistas da luta! Participa!

Novembro 9, 2013

Foram apresentadas hoje, dia 8 de Novembro, nos "paços do concelho" de Olhão , em representação dos deputados eleitos pelo Bloco de Esquerda à respectiva Assembleia Municipal, as propostas consideradas mais urgentes para iniciar o processo de reposição da transparência, rigor e justiça na gestão e desenvolvimento do concelho. Trata-se de um trabalho de equipa continuado que visa pugnar pela concretização do programa autárquico apresentado a sufrágio em setembro último, que pretende corresponder aos anseios e expectativas da população e de todos os que nas listas do bloco depositaram  confiança, e que nenhuma "estratégia de poder", mais ou menos camuflada, poderá travar. Na sessão extraordinária da Assembleia Municipal marcada para o próximo dia 21 de Novembro de 2013 lá estaremos para defender Olhão e os seus munícipes, para concretizar e clarificar posições e para lutar por um concelho mais igual, justo e transparente.

Novembro 3, 2013

Em resposta à solicitação da Associação de Pais da Escola nº5 de Olhão, o deputado Luís Fazenda questiona Nuno Crato sobre a situação de injustiça criada pela alteração de horário imposta para o ano letivo 2013/2014 pelo ME (facto que vem a lesar toda a comunidade educativa e a prejudicar pedagogicamente os alunos envolvidos). Veja a documentação relativa ao processo que aguarda resposta...