SITUAÇÃO DE CRISE ENTRE OS MARISCADORES E VIVEIRISTAS DE OLHÃO - DEPUTADO DO BLOCO PELO ALGARVE REÚNE COM SINDICATO E VISITA OS MERCADOS

visita aos mercados de olhão

Nesta segunda-feira, João Vasconcelos, o deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo Algarve, acompanhado por outros dirigentes bloquistas regionais e locais, deslocou-se a Olhão, onde houve uma reunião com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Pescas do Sul. Esta reunião serviu para analisar, de forma mais pormenorizada, a situação em que se encontram os mariscadores e viveiristas de Olhão.

O desespero e a revolta destes profissionais são muito grandes, pelo facto de estarem a ser vítimas da poluição que continua a persistir na Ria Formosa e que os impede de desenvolver a sua atividade de forma adequada, assim como são vítimas de uma legislação desadequada, em que são constantemente autuados. São muitas centenas de famílias que se encontram em causa e onde a fome começa a bater à porta.

Para o Bloco de Esquerda é incompreensível que não haja um combate eficaz por parte dos responsáveis políticos às fontes de poluição ilegais e que continuam a despejar os esgotos diretamente para a Ria. Enquanto esta situação não for resolvida, as atividades económicas que dependem da Ria continuarão a ser afetadas. Pelos vistos, a nova ETAR Olhão – Faro não consegue resolver o problema da poluição.

Por outro lado, torna-se premente que a legislação seja alterada, eliminando diversas burocracias impraticáveis e que só servem para que os mariscadores e viveiristas sejam constantemente multados, quando estes se encontram na apanha de ameijoa de semente (juvenis) para repovoamento dos seus viveiros.

Uma outra reivindicação dos profissionais da Ria Formosa é que seja aplicado por parte do Governo o Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais de Pesca, ou a criação de um outro mecanismo financeiro destinado aos mariscadores e viveiristas quando se encontram proibidos de desenvolver a sua atividade por motivos de saúde pública, por forma a fazer face á diminuição dos seus rendimentos.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda irá interceder junto do governo para que dê resposta e solucione, com urgência, as situações dos mariscadores e viveiristas de Olhão e da Direção das Finanças de Faro.

Ainda durante a manhã, a delegação do Bloco de Esquerda, da qual faziam parte elementos da Comissão Coordenadora Concelhia de Olhão, deslocou-se aos mercados de Olhão onde contactou com comerciantes para abordam sobre os problemas relacionados com as intervenções na Avenida 5 de Outubro, as quais têm trazido uma quebra nas vendas e um futuro incerto ao comerciantes dos mercados e Olhão.