MOÇÃO E LISTA - CANDIDATURA COMISSÃO CONCELHIA OLHÃO

Moção

O grupo de trabalho que se candidata à Comissão Concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda, apresenta-se com dois objetivos essenciais:

A nível interno, reorganizar a estrutura do núcleo de modo a torná-la mais operacional e eficaz; a célula principal terá que ser o Secretariado e cada um dos seus três elementos será o responsável pela execução de determinada tarefa e também responsável pelos grupos de trabalho já existentes ou outros que poderão eventualmente aparecer. É importante fazer a ligação aos dois elementos da Assembleia Municipal e também aos representantes eleitos nas Assembleias de Freguesia. Para poder analisar, criticar e apresentar propostas alternativas é essencial conhecer as medidas que têm vindo a ser tomadas pelos respetivos executivos. É também necessário dar continuidade ao esforço que tem vindo a ser desenvolvido ao nível da captação de novos aderentes; se queremos um núcleo forte é fundamental haver capital humano para enfrentar os desafios eleitorais que se aproximam

A nível externo, o Núcleo de Olhão do Bloco de Esquerda tem vindo a denunciar toda a má governação a que a cidade, concelho e seus habitantes têm sido sujeitos; é necessário dar continuidade a esse trabalho e dar a conhecer aos olhanenses todas as medidas tomadas pela Câmara e que põem em risco o futuro de Olhão e o seu desenvolvimento sustentável, quer a nível económico e social, quer a nível ambiental. É importante lutar, com o esforço de todos e todas, pela garantia da sustentabilidade das atividades produtivas para gerar empregos e rendimentos livres de precariedade e de violação de direitos, e o caminho não é, de certeza, como o atual executivo camarário pretende, ou seja, tornar o Concelho de Olhão dependente da monoprodução turística e da especulação imobiliária a ela muitas das vezes associada. É necessário ter presente o passado recente e não repetir os erros do passado. Ao mesmo tempo, será decisivo defender a inclusão social através da promoção de políticas públicas que combatam as evidentes desigualdades, que democratizem a apropriação dos espaços, que valorizem os modos de vida locais e que permitam um acesso da população a condições objectivas de bem-estar (a nível da habitação, da saúde, da educação, da segurança social e também no campo da preservação da ria formosa e do equilíbrio ambiental, tanto na gestão dos espaços urbanos como dos espaços rurais).

A tarefa que propomos, é, sem dúvida, enorme, mas necessária para garantir um Núcleo do Bloco de Esquerda mais forte e atuante na defesa de um futuro sem sobressaltos e de uma melhor qualidade de vida para quem escolheu Olhão para trabalhar, viver ou até passar férias.

LISTA DE ADERENTES DO BLOCO DE ESQUERDA QUE PROPÕE E SUBSCREVE A MOÇÃO

- ALCINDO NORTE------------------------------- ADERENTE Nº 8378