Share |

IVO MADEIRA (candidato independente BE): razões de uma recandidatura

Razões de uma recandidatura

IVO MADEIRA 2017

DOMINGO, 13 DE AGOSTO DE 2017

Aceitei, mais uma vez, apresentar-me como candidato a Presidente da Câmara Municipal de Olhão. Esta candidatura é apenas o “rosto “ de um conjunto de pessoas que ao longo dos últimos quatro anos têm lutado por uma nova política autárquica para o Concelho de Olhão.

Propomos um compromisso com os olhanenses que tenha como prioridades: políticas de proximidade e de total transparência, de valorização dos recursos locais, de defesa e de requalificação do território, melhoria dos serviços de Educação e Cultura, respeito pelo ambiente, um turismo sustentável e diferente e sobretudo uma atenção muito especial à área social.

É urgente reduzir o impacto dos impostos/taxas municipais desde o IMI, passando pela participação variável no IRS e terminando nas elevadas tarifas de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos e que têm constituído um duro fardo que os olhanenses têm sido obrigados a suportar. É urgente realizar uma verdadeira política de habitação dirigida sobretudo aos jovens e mais desfavorecidos que, devido aos preços proibitivos da habitação, se veem impossibilitados de conseguir uma casa, pelo que deverão ser mobilizados todos os programas existentes (“Casas a custos controlados“ para venda ou arrendamento e utilizando terrenos camarários; “Programas de Renda Acessível“ adquirindo e requalificando casas na baixa de Olhão para posterior arrendamento a preços comportáveis).

No que se refere à defesa dos recursos e identidades locais, é mais que necessário apostar no investimento público para reordenar, reabilitar e revitalizar o território, candidatando projetos a fundos comunitários que visem a recuperação do património arquitectónico local, reverter ou reformular os projetos estruturantes relacionados com o porto de recreio e a zona ribeirinha (marina; jardins; circulação e estacionamento) e aplicar políticas ativas de recuperação ambiental da ria formosa (resolução do problema dos esgotos livres; limpeza e reabilitação do sapal e das salinas; combate à eutrofização; combate à intensificação abusiva do tráfego náutico).

Temos que nos afirmar como uma alternativa às políticas levadas a cabo pelo partido que governa Olhão há mais de quarenta anos e construir uma nova política autárquica mais amiga de Olhão e dos olhanenses.

Ivo Madeira

Autárquicas 2017