Share |

ATÉ JÁ AMIGO E CAMARADA DOMINGOS TERRAMOTO!

sempre um membro da nossa equipa!

ATÉ JÁ AMIGO E CAMARADA DOMINGOS TERRAMOTO!

Domingos Terramoto é evocado pelos camaradas e amigos como um acérrimo defensor de Olhão e da Ria Formosa e um incansável lutador pela liberdade, pela democracia local, pelo ambiente, urbanismo e qualidade de vida e pela justiça social.

Em comunicado, a coordenadora concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda sublinha que “o seu espírito combativo e inconformista inspirou e inspirará as gerações mais jovens”:

“Combatente acérrimo pela Liberdade, pela Democracia, pela Transparência, pelos Direitos do povo e dos trabalhadores, aderiu ao MRPP em 1975, tendo sido membro fundador do PCTP-MRPP em 1976. Participou em inúmeras manifestações pela defesa dos seus ideais ao longo da vida, tendo sido sujeito a prisão e tortura no presídio de Santarém, para onde foi transferido após ter sido detido em Olhão em 23-4-1975. Fez parte do sindicato dos pescadores de Olhão, encabeçando em 1976 a greve contra as listas de embarque que impediam a igualdade de recrutamento dos pescadores. Foi fundador do movimento de cidadania activa “Somos Olhão” e colaborador do blog “Olhão Livre”, canalizando a sua luta para o despertar da consciência cívica, em prol da transparência da gestão da coisa pública, da responsabilização do poder político e do envolvimento da população na defesa da justiça e igualdade social.

Especializou-se na área das pescas e navegação, tendo sido formador na Forpescas, em Olhão, mas também nos Açores, Moçambique e Angola.

Como CIDADÃO exemplar, livre e esclarecido, nunca esqueceu Olhão, terra onde nasceu e viveu e que sempre amou. Emprestou-nos a sua experiência, o seu saber, a sua persistência e trabalho, a sua solidariedade e disponibilidade ilimitadas na luta pela causa pública. O seu espírito combativo e inconformista inspirou e inspirará as gerações mais jovens: nunca baixar os braços! não dar nenhuma luta por perdida! e que é sempre possível mudar para alcançar uma sociedade mais justa e menos desigual.

Nunca te esqueceremos! Saberemos honrar o teu legado!”.

Também a Junta de Freguesia de Olhão manifesta, na sua página de facebook, “o seu mais sentido pesar pelo falecimento do conhecido cidadão olhanense e membro da Assembleia de Freguesia de Olhão, eleito pelo Bloco de Esquerda”.

A Junta refere que Domingos Terramoto, “membro muito ativo, com excelente sentido de responsabilidade e de preocupação para com a sua Freguesia, deixa-nos um trabalho, em prol de todos, que é de enaltecer”.

 

O Blogue Olhão Livre, do qual Domingos Terramoto foi fundador e autor, lembra o “irmão, camarada e amigo” como um “combatente pela Liberdade, pela Democracia e pelos direitos dos trabalhadores”.

Na sua página de facebook, o Olhão Livre refere ainda que Domingos Terramoto, “foi um lutador contra todas as formas de fascismo e ditadura antes e depois do 25 de Abril”.